SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Cacier participa do Fórum Nacional CACB Mil

segunda, 25 de junho de 2018

Os diretores da Cacier, Carlos Alberto Gomes do Nascimento, Fátima Bolognese, Eva Manzani e o presidente da coordenadoria, Anderson Roberto Batista participaram nos dias 20 e 21 de junho, do 5º Fórum Nacional CACB Mil, promovido pela Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), com objetivo de alavancar setores econômicos em um ano singular e participar do processo de retomada do crescimento da economia brasileira. O evento reuniu mais de mil empresários de todo o País em Brasília.

A CACB preparou uma pauta de discussões sobre o papel das Associações Comerciais no desenvolvimento das cidades, liderança empresarial, os rumos econômicos do País, além de temas como sustentabilidade, inovação e organizações exponenciais.

Desde a sua 1ª edição, que também aconteceu em Brasília, o Fórum Nacional CACB Mil é um evento associativista de grande relevância e amplitude do País. A informação é algo presente na nossa rotina, principalmente no desenvolvimento e gerenciamento de negócios. A grande questão é como utilizar esses dados de maneira eficaz para ajudar sua organização. “Atualmente consumimos informação de maneira descontrolada e o problema é decidir quais são úteis e quais são inúteis para tomar decisões” comentou o cientista de dados, especialista em bussines analytics e chefe do laboratório de ciência de dados da CAPPRA e do Mission Control, Ricardo Cappra. A palestra sobre o tema, “Como ajudar as empresas, organizações, marcas e pessoas a criar estratégias através da análise e inteligência de dados?”

Segundo lembrou, esse excesso de dados acaba por se tornar um obstáculo na hora de tomar decisões, assim como a falta dessas informações. Outro problema que encontramos é a questão do fácil acesso às informações. “No cenário atual, grandes empresas não conseguem mais competir com startups, pois ambas têm acesso à informação ao mesmo tempo’, ressalta Ricardo.

O cientista, é chefe do laboratório de ciência de dados da CAPPRA e do Mission Control, além de líder de uma comunidade global de cientistas que ajudam pessoas e organizações a tomarem melhores decisões orientadas por inteligência analítica. Cappra já participou de projetos de ciência de dados para Governo dos EUA, Coca-Cola, Banco Santander, Ambev, Whirlpool, Banco Mundial, Rede Globo e Banco Itaú.

Já o presidente licenciado do Sebrae e presidente de honra da CACB, Guilherme Afif, foi conclamado pela União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) para estar no debate político de 2018 defendendo as propostas do setor para um Brasil Novo, mais simples para se empreender e melhor para viver. O compromisso foi oficializado no encerramento do 5º Fórum Nacional CACB MIL. Ao lado dos presidentes Emerson Destro (Abad), Zenon Leite (Afrac), Claudio Conz (Anamaco), George Pinheiro (CACB), José César (CNDL) e do executivo da Abras, Alexandre Seabra, o presidente da Unecs, Paulo Solmucci (Abrasel), convocou os líderes empresariais de todo o Brasil, presentes no evento, a se juntar a Unecs no intuito de levar uma mensagem única do setor aos presidenciáveis com a proposta de construir um Brasil Novo.

O presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, participou da reunião que alinhou os próximos passos da Unecs.

“Precisamos colocar no debate nacional a nossa pauta, que é baseada em um empreender mais simples. A Unecs entende que a defesa da agenda liberal com uma pegada social precisa estar presente no debate político de 2018. Desejamos que Afif seja um importante defensor dessa proposta”, disse Solmucci.

Em uma breve análise do cenário político, Afif aceitou o desafio e disse que vai trabalhar para que a mensagem do setor de comércio e serviços alcance os postulantes que tiverem condições na corrida eleitoral. A expectativa é que ele seja confirmado por seu partido (PSD) para concorrer à Presidência da República.

“Eu queria com a minha experiência mostrar que não adianta mais do mesmo. As pesquisas revelam que a população está cansada. Temos o dever de ajudar a conduzir esse processo, pois representamos o Brasil real. O Brasil que ganha dinheiro com trabalho e que não pode ser atrapalhado pela burocracia”, afirmou Afif.

Encerrando o 5º Fórum Nacional CACB Mil, o painel de jovens reafirma a necessidade de inovação para o empreendedorismo brasileiro

Não é o jovem que não quer saber da política, é essa política que não quer saber do jovem. Foi o que disse o cientista político Marcelo Issa no painel Jovens, sonhos e política, no 5º Fórum Nacional CACB Mil. A afirmação foi feita após a apresentação de uma pesquisa de 2014, que entrevistou mais de 1400 jovens para saber como eles viam e como se envolviam com a política.

“Talvez a grande revelação foi a clareza de que o jovem se envolve com a política através de causas que impactam seu cotidiano”, informou. Issa é um dos fundadores do movimento Transparência Partidária, que se preocupa menos em formar lideranças e mais em abrir o sistema partidário para renovação.

 

 

Fonte:

Galeria de Fotos