SERVIÇOS
E SOLUÇÕES

Cacier visita a Acei Iporã

segunda, 16 de agosto de 2021

Desde que a pandemia do novo coronavírus chegou ao Brasil, as empresas precisaram se reinventar para garantir a sobrevivência dos negócios no mercado. Mas, além da necessidade de se adaptar às novas normas, outra questão está entre as grandes preocupações de quem empreende: garantir a segurança das informações do cliente e do próprio negócio.

Mas, afinal, para que servem os certificados digitais?

O certificado digital é, basicamente, um arquivo eletrônico criptografado, ou seja, com informações codificadas. Ele funciona como uma assinatura eletrônica de pessoas físicas ou jurídicas e sua função é oferecer integridade e proteção para as informações trocadas no ambiente virtual.

Em resumo, o certificado digital funciona como um “RG no mundo virtual”. Ele identifica pessoas e empresas de forma segura e inquestionável.

No caso de pessoas físicas, atualmente todas as ações praticadas pelas juntas comerciais precisam da assinatura digital dos responsáveis por meio do e-CPF. Ele pode ser utilizado para diferentes finalidades, como a entrega da declaração do Imposto de Renda com os dados fornecidos pelas fontes pagadoras. Neste caso, o certificado digital previne erros de preenchimento e evita transtornos com a malha fiscal.

Mas, quando se trata de pessoas jurídicas, as possibilidades de utilização do certificado digital, conhecido como e-CNPJ, são ainda maiores. Ele pode ser usado para enviar obrigações fiscais e contábeis, efetuar a liberação do seguro-desemprego, emitir notas fiscais eletrônicas e concluir assinaturas de diversos tipos de contrato. Neste sentido, os certificados têm sido grandes aliados durante a pandemia. É que, com as orientações de distanciamento social, os encontros presenciais precisaram ser evitados, mas as necessidades comerciais ainda existem. Então, os certificados digitais passaram a atuar como opção para manter as atividades necessárias sem a necessidade de deslocamento e aproximação. 

A Associação Comercial de Iporã é a próxima entidade que vai oferecer o certificado digital em nossa região.

O presidente da Acei, Cidivaldo Osilieri já aprovou, e em breve teremos mais dois novos serviços que vem pela frente ,Acei Recupera e o Certificado Digital.

 

 

Fonte:

Galeria de Fotos